domingo, 16 de março de 2008

Os ingelêses e os TLP no 207

"800 trabalhadores que a PT vais despedir! Oitocentos! Antes chamava-se TLP. Quarenta anos que eu trabalhei lá. Quarenta anos! Eram ingelêses. Uma maneira de falar delicada, uma educação. O falar, o trabalhar, o estar... Era muito grande a TLP. Muito grande que era a TLP.
A gente tem de saber estar atrás de um telefone a atender as pessoas. Eles ligavam e diziam - assim baixinho como eu estou a falar com a menina - "Bom dia, menina". Nunca mais me esquece da gargalhada de um ingelês quando eu disse "menino". "Ai quem me dera conhecer a menina que aí está do outro lado!". Que educação, que delicadeza, os ingelêses. Depois vieram os da PT com os telefones digitais... E eu, para mim, era matar-me. Gostava muito dos telefones manuais. Bonitos... A gente mexia-se com aqueles telefones... Pagavam-nos já na altura o 13º mês, não era assim que lhe chamavam, era o treze mês. Chegava à Páscoa pagavam o quatorze mês. E depois dividiam os lucros pelos funcionários! E a menina pensa que eles não tinham lucro mesmo assim? Dava ou não dava gosto trabalhar? E a gente trabalhava tanto...
Gosto em conhecê-la menina. De vez em quando é preciso recordar os tempos antigos"

Sem comentários: